Telefone

+351 969756757

  • facebook-01
Coaching&ConsultingMV é um serviço na área do desenvolvimento do capital humano, que atua nas áreas do coaching, da liderança e do desenvolvimento individual e de equipas.
É liderado por Márcio Viegas e incorpora na sua ação os valores do compromisso, confidencialidade, confiança, profissionalismo e sustentabilidade.
O nosso foco concentra-se nos objetivos e resultados dos nossos clientes.

“O homem realiza-se na mesma medida em que se compromete no cumprimento do sentido da sua vida.”

Viktor Frankl

 

foto pessoal

Márcio Viegas (Executive & Life Coach e Facilitador)

É um profissional que atua nas áreas do Executive & Life Coaching e como Facilitador de processos de desenvolvimento do capital humano e gestão da mudança, em contexto individual e de equipa.

Tem por compromisso colocar as suas capacidades e experiência ao serviço das pessoas, das lideranças, equipas e organizações que pretendam expandir o seu potencial com foco nos resultados.

Por paixão concentra-se nas áreas do executive & life coaching, liderança e desenvolvimento individual e de equipas, e tem por missão tornar acessível a todas as pessoas (tanto em contexto pessoal como profissional), o potencial do coaching profissional e dos seus processos já amplamente difundidos e comprovadas, tanto no meio empresarial como no mundo do desenvolvimento pessoal.

A sua atuação como profissional é totalmente focada no indivíduo, em toda a dimensão do seu ser, no seu desenvolvimento, performance e bem-estar.

É um Coach com ampla experiência e formação na área do desenvolvimento humano, com Certificação Internacional em Coaching, em curso acreditado como ACSTH (Approved Coach Specific Training Hours) pela ICF (International Coach Federation), da qual é membro e subscritor do Código de Ética.

A ICF é a maior e mais conceituada organização internacional, uma referência mundial na área do coaching, e tem por missão “desenvolver a arte, a ciência e a prática do coaching profissional”.

logo

“Os melhores professores são aqueles que te mostram para onde olhar, mas não te dizem o que deves ver.”

Alexandra k. Trenfor

 

É Licenciado em Sociologia (ULHT), Pós-Graduado em Executive Coaching (IPL – Formação de Executivos) e Mestrando em Gestão de Recursos Humanos (UAlg).

Formação complementar:

Certificação Internacional em Coaching (Instituto de Coaching e Linguística/por Cris Carvalho);
Certificação em Coaching Executivo – nível I (Escola Europeia de Coaching);
– Curso de Especialização em Gestão de PME´s (FO/UAlg);
– Formador Certificado (IEFP);
– Gestão de Equipas (Ass. VICENTINA);
– Desenvolvimento Social e Planeamento Estratégico Territorial (Instituto da Segurança Social, I.P./Centro de Competências para a Formação).

Outras informações do percurso profissional e de vida:

É casado, é pai, empresário, adora desporto, animais, contemplar o mar, a natureza e uma boa conversa informal e descomprometida entre amigos.
Regista 10 anos de experiência como técnico na área social, no setor público, participando na coordenação de processos de planeamento estratégico participativo, facilitação de workshops, acompanhamento, aconselhamento e apoio direto a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, e por último como técnico na área do emprego.
Conta também com muita experiência empresarial na área da restauração.
Tem procurado conviver e experienciar diferentes contextos culturais, em contexto de família, para melhor apreender os diferentes olhares sobre o mundo.
Teve o privilégio de liderar processos e equipas, em contexto político, a nível local e regional. Tem participado em diferentes órgãos de representação política local e foi candidato à Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Algarve.
A partir de 2011, já com ampla experiência profissional a nível comportamental na área social,

tendo participado em diversas ações de formação em matéria de intervenção com indivíduos e famílias, teve por sua iniciativa, a feliz e agradecida decisão de tomar contacto com o mundo do coaching. A perspetiva nunca mais foi a mesma!
É uma ferramenta demasiado valiosa para não partilhar! E assim começou um novo período na sua vida, com novos desafios e muita paixão.
No âmbito do executive coaching tem apoiado empresários, gestores, lideres, chefias e coordenadores das mais diversas áreas a expandirem o seu potencial e das suas equipas.
No life coaching tem apoiado pessoas a expandirem o seu autoconhecimento, a definirem objetivos nas mais diversas áreas da sua vida, gerindo melhor as suas emoções, e implementando ações concretas no sentido do seu propósito de vida, bem-estar e realização pessoal ou profissional.
O compromisso é consigo, com os seus objetivos e com a grandiosidade de todo o seu ser enquanto pessoa.

Informação adicional para reflexão sobre coaching

Muita informação está hoje disponível e acessível sobre o que é o coaching e as suas áreas de atuação com resultados comprovados, facilitando a qualquer interessado analisar qual a melhor solução para a sua situação em particular.

A escolha de um(a) coach pode tornar-se complicada tendo em conta a oferta existente no mercado, fruto de uma profissão em forte expansão e ainda não totalmente regulamentada no nosso país. Neste sentido, a sua escolha poderá ter em consideração, por exemplo, alguns dos seguintes fatores:

– O género. Prefere um homem ou uma mulher? É preferível decidir consoante a sua intuição lhe indicar;
– A experiência profissional do coach. Alguém com vasta experiência profissional pode tornar-se um profissional de coaching melhor preparado para a sua missão;
– As habilitações académicas e formação. A formação de base e restante percurso e atualizações são um fator importante, que poderá tornar-se determinante em função das áreas de especialização e prática do coaching, embora não sejam uma obrigação da profissão;
– O coach está associado a alguma organização profissional e responde a algum código de ética? Este é um fator determinante para muitos clientes, que querem saber quais os padrões de atuação do profissional de coaching, assim como a quem recorrer perante um serviço que consideraram profissional ou eticamente duvidoso;
– A escola de certificação ou formação em coaching. Existe hoje a mais variada oferta formativa na área do coaching, pelo que é importante analisar e informar-se sobre o percurso formativo do profissional que pretende contratar. Este é um assunto que pode e deve falar abertamente com o coach numa primeira abordagem;
– A empatia com o coach. Apesar da possível rigorosa análise preliminar, é por vezes apenas depois do primeiro contato pessoal com o profissional de coaching que o cliente (ou coachee) decide se quer ou não continuar com o processo. É uma questão de empatia com o profissional. A decisão é sempre sua!