Telefone

+351 969756757

  • facebook-01

Coaching

coaching-o que é-setas e interrogaçõesO que é?

Começamos pelo essencial, uma definição clara do conceito pelo qual nos guiamos.

Existem inúmeras definições sobre o que é o coaching. Partilhamos consigo a definição de coaching da mais prestigiada organização internacional nesta matéria, a International Coach Federation (ICF), que define que “Coaching é fazer uma parceria com os clientes num processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.”

Qual o trabalho de um Coach?

O Coach (profissional de coaching) realiza todo um trabalho no sentido de apoiar o seu cliente (Coachee) na maximização do seu potencial pessoal e ou profissional.

O seu trabalho contempla, por exemplo, as seguintes dimensões:

  • Definição e consciencialização da situação atual;
  • Visualização e clarificação da situação futura;
  • Identificação de pontos fortes e recursos;
  • Elaboração de um plano de ação;
  • Gestão das emoções;
  • Acompanhamento da aprendizagem individual;
  • Feedback permanente.

Como faz?

Escuta, observa, faz perguntas e atua como um espelho para o seu cliente.
Procura clarificar, reenquadrar, desafiar ou mesmo provocar em função da situação pessoal que o cliente traz para as sessões de coaching, mas sempre com o propósito claro de apoiar o cliente a expandir a autoconsciência e o autoconhecimento, no sentido de procurar maximizar o seu potencial pessoal ou profissional.
É uma parceria que se quer estimulante, criativa, inspiradora e vocacionada para a ação.

Benefícios de um processo de coaching

  • Novas perspetivas, visões e objetivos;
  • Definição e realização de metas pessoais;
  • Melhor capacidade de gestão de processos de mudança;
  • Mais capacidade para ativar recursos internos;
  • Maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
  • Melhoria na gestão emocional e bem-estar;
  • Aumento da confiança e autoestima;
  • Melhoria nas relações interpessoais;
  • Maior e melhor capacidade de comunicação;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Atitude mais positiva;
  • Melhor desempenho e performance.

O que não é?

O Coaching é ainda muitas vezes confundido com outras abordagens. Coaching não é terapia, nem consultoria, não é formação, nem mentoring, e muito menos aconselhamento.

Como funciona?

coaching de carreira-seta duas direçõesÉ um processo inserido numa relação profissional, confidencial, entre o coach (profissional de coaching) e o coachee (cliente de coaching), que com base numa metodologia própria, já amplamente testada e com resultados comprovados em processos de desenvolvimento pessoal e profissional, procura potenciar resultados, foco, desempenho, propósito, objetivos e metas, numa jornada crescente relativamente à consciencialização de si próprio, no presente e face ao futuro.

Já é prática habitual e generalizada a realização de sessões de coaching à distância, via skype ou por telefone, dada a comodidade, os ganhos em deslocações e em tempo. Mas também pode ser durante uma refeição ou numa caminhada (tendências crescentes nos Estados Unidos da América), para pessoas com vidas muito agitadas e preenchidas, que querem aproveitar o tempo disponível da melhor forma (neste caso em desenvolvimento pessoal ou profissional). Também há quem aproveite as férias para fazer dois em um, descansar e desfrutar, preparando-se para o futuro, para construir o seu futuro.

Tipos de Coaching

O Coaching está a crescer em todo o mundo e começam a surgir novos nichos de mercado, como por exemplo o Coaching de Negócios, Coaching de Vendas, Coaching Desportivo, Coaching de Relacionamentos ou Coaching Parental (o coaching de relacionamentos e o coaching parental são ambos assuntos de Life Coaching, desde há muito, mas por questões de mercado acabaram por surgir como novas tendências autónomas).

Executive Coaching ou Coaching Executivo
direcionado para líderes, de empresas ou organizações políticas, gestores, empresários, coordenadores ou quadros superiores, ou qualquer profissional que lidere pessoas. É cada vez mais procurado por pessoas que querem desenvolver as suas habilidades de liderança, capacidades profissionais, relacionais e comunicacionais, em qualquer área de negócio.
Life Coaching ou Coaching de Vida
vocacionado para áreas de cariz pessoal, como o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e familiar, estilo de vida, saúde, desporto, parentalidade, relações conjugais ou sociais. O cliente trás para a sessão questões pessoais como valores, hábitos, bem-estar, autoestima, confiança, stress, falta de objetivos ou motivação, entre muitos outros, cada caso é um caso.

Career Coaching ou Coaching de Carreira
direcionado para pessoas em fase de transição a nível profissional, dentro de uma mesma empresa ou entre organizações, ou para qualquer pessoa que queira trabalhar e expandir as suas habilidades profissionais. Também é indicado para estudantes em fase de transição para a vida ativa ou pessoas em situação de desemprego que pretendam um apoio profissional que potencie a reinserção no mercado de trabalho, assim como para empreendedores ou potenciais empreendedores.

Team Coaching ou Coaching de Equipa
direcionado para trabalhar com equipas. Tem por finalidade apoiar a equipa nos seus resultados e desempenho enquanto equipa. O objetivo é alinhar e alavancar o potencial existente para maximizar os resultados, em equipa e com base nos valores da transparência e confiança coletivas. Por vezes, na continuidade do processo, pode surgir a necessidade de realizar sessões individuais com os membros da equipa, cada caso é um caso. Fale connosco na procura da melhor estratégia e solução.